IROKO - XAPANÃ - BESSEN

IROKO

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um Vodun muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes Voduns desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo. Iroko, Iroco ou Roko (do iorubá Íròkò) é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponde ao Inquice Tempo na nação Angola ou Congo.
      Em todas as reuniões dos Voduns está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua acção eterna. É um Vodun pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios.
      É o Vodun Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o Espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do Karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

     É o Tempo também das mudanças climáticas, as variações do tempo-clima. Guardião das florestas centenárias é o colectivo das árvores grandiosas, guardião da ancestralidade.
Iroko representa a ancestralidade, os nossos antepassados, pais, avós, bisavós, etc., representa também o seio da natureza, a morada dos Voduns.



XAPANÃ

Omolu ou  Obaluaiyê, são os nomes  geralmente  dados  a  Xapanã,  deus da varíola  e  das doenças contagiosas,  cujo nome  é perigoso  ser  pronunciado.  Melhor  defenido,  ele  é  aquele   que  pune  os malfeitores  e  insolentes  enviando-lhe a varíola.
      Xapanã, também conhecido como o Vodun das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado e deve-se manter uma certa distância.A figura de Xapanã é completamente cercada de mistérios e dogmas, sendo-lhe atribuído o controle sobre  as doenças, especialmente as epidemias.
      Filho de Nanã, advém da cultura Jeje assimilado mais tarde pelos Iorubas e originário do Daomé, actual República de Benin. Xapanã quer dizer “rei e dono da terra”, a sua veste é de palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado com a terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol - calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas.
      A sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O seu poder está extraordinariamente ligado à morte.
     Senhor  da  terra  e  da sabedoria!  Recorremos  a  ele  sempre  pedindo  saúde,  e também  pedindo  para  nos livrar-nos  das  pragas  e  da  morte.


                                                      ATOTÔ ! ATOTÔ  XAPANà!!!

BESSEN

       Bessen  é  a  serpente arco-íris;  suas  funções  são  múltiplas.
       Bessen   é  a  mobilidade  e  a  atividade.  Uma  das  suas  obrigações  é  a  de dirigir  as forças que  produzem  o movimento.  Ele  é  o  senhor de  tudo que  é alongado. Ele  é o  símbolo da continuidade  e da permanência e,  algumas  vezes, é  representado  por  uma  serpente  que  se  enrosca e morde  a própria  cauda.  Enrola-se  em volta da  terra  para impedi-la  de se desagregar.  Se  perdesse  as forças, isso  seria  o  fim do mundo... Eis  aí  uma  excelente razão  para  não se negligenciar as suas  oferendas.
       Bessen é,  ao  mesmo  tempo,  macho  e  fêmea.  Ele  representa  também a  riqueza,  um  dos benefícios  mais  apreciados  no  mundo Iorubá.
      No  DAOMÉ ( atual  República  Popular  de Benin – África)  foi  ande  surgiu  o  culto  a Bessen,  a  serpente encantada,   onde  existe muitas  serpentes na região.
    Bessen   é  O Rei  Supremo  da  Nação  Jejê,  mais conhecido    como BESSEN  ou  FEQÜEN.

 AROBOBÔ  BESSEN!!! AROBOBÔ OXUMARÊ!!!

AROBOBÔ FEQÜEN!  AROBOBÔ OXUMARÊ!!!