LISSÁ

 OXAGUIAN

       Oxaguian conhecido como o Comedor de inhame Pilado, e tido como o Vodun Lissá mais novo (em idade), é um vodun guerreiro e muito reverenciado no Candomblé, nas festas de Candomblé como “as águas de Oxalá”, que o pai de santo e os filhos de santo da casa junto com o Vodun virado na cabeça de um Omô Vodun Lissá (uma pessoa que de Oxalá), simulam  uma procissão, e na festa no barracão (no terreiro) os Filhos de Santo vem com uma quartinha com água em sua cabeça, lavando e reverenciando os Voduns Fun-Fun (Voduns supremos e brancos), Oxaguian é um Oxalá guerreiro, foi Oxaguian que implantou no mundo o progresso e a melhoria de estado (arquitetura em geral).
        A Saudação de Oxaguiã: Epá, Epá Babá Oxaguiã!!!


OXALUFÃ


Oxalufã é a figura mais respeitada do candomblé no Brasil, por ser, segundo as lendas, o pai de todos os outros voduns. De acordo com o mito, foi um dos criadores do mundo, tendo recebido de Olorum (Deus Supremo) a tarefa de modelar todos os seres humanos.
 O estereotipo a ele associado é o do pai sábio e austero, que tem sob suas mãos todos  as decisões sobre a vida dos que o cercam. Ao  mesmo  tempo  em que autoritário, é também sensível e compreensivo, pois sua força não se mostra usualmente através da violência, é sim pela capacidade de argumentar e provar que está certo.
A ele são feito pedidos de todos os tipos, já que age em todos os campos através de seus filhos, mas é considerado o responsável direto pelo processo de fecundação.

                            EPÁ  EPÁ  BABÁ OXALUFÃ!!!