HEVIOSÔ - OYÁ - OBÁ

HEVIOSÔ

     Divindade do fogo e do trovão e da justiça. Rei de Oyó.
     Tem grande importância nos segmentos do candomblé com origem em terras Yorubá, importância esta representada pelo seu instrumento sagrado chamado Xére - que é tratado e visto com grande respeito por qualquer aborixá (adorador de orixá).
     Heviosô é um Orixá temido e respeitado, é viril e violento, porém justiceiro, e muito vaidoso.
     Seu símbolo principal é a machada de dois gumes ou dupla (Oxê).
     Tudo que se refere a estudos, as demandas judiciais, ao direito, contratos, documentos trancados, pertencem a Heviosô, Rei de Oyó, marido de Oyá, Navê e Obá.
     Heviosô  o  grande  comerciante de  cobre.
     O Rei  que  é cercado  de  doze ministros!  Cuja  seis  absolvem  e  seis  condenam.
     Deus da justiça e do trovão.
     Patrono da política, da diplomacia, da sedução e da articulação.

       KAÔ KABECILÊ!  KAÔ XANGÔ! KAÔ HEVIOSÔ!!!

OYÁ

      Deusa da espada de fogo, Dona das paixões, Oyá  é  dona  do Rio  Níger na África,  Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais.  Vodun do fogo, guerreira e poderosa.  Mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, Senhora dos cemitérios.
      Oyá é o vento, a brisa que alivia o calor.
      É o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos. É a lava vulcânica destruidora. Ela é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas.
      Oyá é o raio, a beleza deste fenômeno natural. É o seu poder. É a eletricidade. Iansã está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela.
      Sentimos  Oyá  nos ventos fortes, nos deslocamentos dos objetos sem vida. Orixá da provocação e do ciúme.
      Oyá é também a senhora dos espíritos dos mortos, dos eguns, como se diz no Candomblé. É ela que servirá de guia, ao lado de Xapanã, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela  alma.
      Como deusa dos mortos, Oyá  carrega consigo o eruxin (também podemos  dizer elokerê), feito com rabo de cavalo, para impor respeito aos eguns, bem como a espada flamejante, que faz dela a guerreira do fogo.
      Ela  é  guerreira! Valente! Impetuosa! Primeira  mulher de Heviosô, más  também  já  viveu  antes    com  Gun.
      Ela  não  tem  medo  de  nada.  A  mulher em  que  se estiver num  campo  de batalha, a sua  fúria  se  torna imensa,  que  chega  a  se vestir  com  peles  de  búfalo.
      Ela é linda,  sensual.  A  única  mulher  que nem  um homem  nominou  e  nem  dominará!!!

                               EPARRÊI  OYÁ!!!

OBÁ

   Vodun do rio Níger, terceira mulher de Heviosô. Vodun, embora feminina, temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Voduns masculinos. OBÁ Divindade feminina, guerreira que às vezes é também citada como caçadora. Irmã de Oyá . Esposa de Gun e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Heviosô.
   Bastante conhecida pelo fato de ter seguido um conselho de Navê e decepado a própria orelha para preparar um ensopado para o marido na esperança de que isto iria fazê-lo mais apaixonado por ela.   Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são uma espada (idà) e um arco e flecha (ofá).

                     OBÁ  XIRÊ!!!