A diferença entre Voduns e Orixás, dá-se basicamente em Vodun é
Vodun, Orixá é Orixá.
Assim como na África, também fazemos Orixás dentro dos templos de
Vodun, mas isso não os transforma em Voduns, eles são considerados
Deuses estrangeiros, aceitos em nossos templos.
Esses Orixás são tão respeitados e venerados quanto os Voduns.
Não existe discriminação nenhuma em relação aos dois deuses (Voduns/Orixás).
Em templos de Orixás, também encontramos Voduns feitos, a única
diferença é que no Jejê, não mudamos os nomes dos Orixás.
Para nós Oyá, Yansã são conhecida exatamente como Oyá, Yansã. Já os Voduns em
Templos de Orixás mudam de nome, por exemplo, Vodun Dan/Bessen recebe
o nome de Oxumarê, Sakpata recebe o nome de Omolu, etc. Esse
diferença também é registrada na Nigéria, então, não é uma atitude
iniciada aqui no Brasil.
Com o resgate, existe a possibilidade de ampliar o culto e voltar a
reverenciar Voduns, que tinham desaparecido devido a falta de
informações, assim como admitir em nossos templos existentes, esses
Voduns encontrados.
Muitos Voduns Jejê são originários de Ajudá. Porém, o culto desses
Voduns só cresceram no antigo Dahomé.
O culto da serpente Dãng-bi é um exemplo, pois ele nasceu em Ajudá,
foi para o Dahomé, atravessou o Atlântico e foi até as Antilhase e para o Brasil.
O culto aos Voduns assim como a nação Jejê, são muitos raros no Brasil, más tem grande estabilidade em certas regiões da Bahia, e muito no Maranhão.
A palavra Vodun não se pode e nem se deve ser confundida com a palavra semelhante a ela, que é Vudu.
O Vodun é a própria energia da natureza. Podemos até mesmo dizer que é a própria Natureza em si.
A Nação Jejê tem como seu Rei o Vodun DAN (Oxumarê), a serpente da sabedoria.
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