sexta-feira, 13 de maio de 2011

A NAÇÃO JEJÊ E OS VODUNS

   A diferença entre Voduns e Orixás, dá-se basicamente em Vodun é
Vodun,  Orixá  é Orixá.
      Assim como na África, também fazemos Orixás dentro dos templos de
Vodun, mas isso não os transforma em Voduns, eles são considerados
Deuses   estrangeiros,  aceitos em nossos templos.
      Esses Orixás são tão respeitados  e venerados quanto os Voduns.
      Não existe discriminação nenhuma  em  relação aos dois deuses (Voduns/Orixás).
      Em templos de Orixás, também encontramos Voduns feitos, a única
diferença é que no Jejê, não mudamos os nomes dos Orixás.
      Para nós Oyá, Yansã são conhecida exatamente como Oyá, Yansã. Já os Voduns em
Templos de Orixás mudam de nome, por exemplo, Vodun Dan/Bessen recebe
o nome de Oxumarê, Sakpata recebe o nome de Omolu, etc. Esse
diferença  também é registrada na Nigéria, então, não é uma atitude
iniciada aqui no Brasil.
     Com o resgate, existe a possibilidade de ampliar o culto e voltar a
reverenciar Voduns, que tinham desaparecido devido a falta de
informações, assim como admitir em nossos templos existentes, esses
Voduns encontrados.
      Muitos Voduns Jejê são originários de Ajudá. Porém, o culto desses
Voduns só cresceram no antigo Dahomé.
      O culto da serpente Dãng-bi é um exemplo, pois ele nasceu em Ajudá,
foi para o Dahomé, atravessou o Atlântico e foi até as Antilhase  e para  o  Brasil.
      O culto  aos Voduns   assim  como  a nação  Jejê,  são muitos  raros  no  Brasil, más  tem  grande estabilidade  em  certas  regiões  da  Bahia,  e  muito  no Maranhão.
      A palavra Vodun   não  se  pode  e  nem  se  deve  ser  confundida  com  a  palavra  semelhante  a  ela, que  é  Vudu.
  O  Vodun  é a  própria  energia  da  natureza.  Podemos  até  mesmo  dizer  que  é  a própria  Natureza    em si.
A  Nação  Jejê  tem  como  seu  Rei  o  Vodun  DAN (Oxumarê), a  serpente  da sabedoria.

                                                   
                  KOLOFÉ OLORUN!!!  ABOKUN,  OLORUN ABOKUN!!!

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